Home   Quem Somos   Serviços   Protocolos Clínicos   Contato  
 Agende uma teleconsulta em pediatria
 ATENDIMENTO
 Cadastre-se gratuitamente

Cólica do Lactente
Aos Pais

Períodos diários de inquietação ou choro inconsolável, extensão ou flexão das pernas e eliminação de gases, intercalados comperíodos de bem-estar e tranqüilidade podem ser cólicas. Em primeiro lugar saiba que nem todas as crianças têm cólicas. Quando ocorrem, costumam iniciar entre 2 e 4 semanas de vida e se prolongar até 3 meses de idade. Predominam das 18:00-24:00hs, mas podem ocorrer em qualquer horário. Atingem tanto crianças amamentadas ao seio, quanto aquelas em uso de mamadeira.

Significam que a criança é mais sensível ao estímulo e não há uma explicação de porque ocorrem. À medida que seu bebê crescer a cólica diminuirá de freqüência e intensidade e tenderá a acabar com 3 meses de idade.

Procure não ficar ansiosa (difícil, não?!), seu filho perceberá sua intranquilidade e demorará mais para se acalmar. Uma dica é você se interar do assunto e saber que se o seu pediatra afastou causas graves de dor abdominal e fez o diagnóstico de “Cólica do Lactente”, nada de grave ocorrerá ao seu bebê.

Faça pensamentos reconfortantes. Ao pegar o seu bebê no colo para consolá-lo procure estar o mais calma possível, isto vai ajudá-lo. Se estiver muito tensa e ansiosa peça para alguém cuidar do bebê por alguns instantes e relaxe.

Faça massagem abdominal leve, no sentido horário, com breves e suaves compressões às “5:00hs”. Experimente movimentos leves e rítmicos de flexão das pernas do bebê em direção ao abdome. Encoste o abdome do seu filho no seu seio, ou carregue-o na posição “canguru”. Coloque-o de bruços com um tecido morno sobre o abdome e esfregue suas costas gentilmente.

Algumas crianças se beneficiam do uso de chupeta.

Não sacuda o bebê. Não o deixe em ambientes que tenham fumaça ou cheiro de cigarros.

Em algumas situações, nos bebês alimentados ao seio, poderá haver benefícios na mudança da alimentação materna. O mais freqüente é eliminar da sua dieta, nestas situações, derivados de leite, cafeína, cebolas, repolho e qualquer outro alimento potencialmente irritante.

Para bebês usando mamadeira, converse com o pediatra sobre uma fórmula hipoalergênica. Se a sensibilidade aos alimentos for a causa do desconforto, a cólica irá diminuir dentro de um ou dois dias após essas mudanças.

Medicamentos? Costumo dizer que se algum medicamento fosse eficaz, não haveriam tantos medicamentos para cólicas. Pense que o tempo para início de atuação de um medicamento de ingestão oral é de 40-60minutos. A cólica do seu bebê dura mais que este período? Em algumas situações os medicamentos poderão ser indicados. Há diversas opções, desde produtos à base de simeticona, dimeticona, funchicória, erva-doce, camomila, supositórios, etc. Mas nenhum deles deverá ser utilizado sem a indicação do seu pediatra.

Evite excessos de medidas medicamentosas, que podem até surtir efeito inicial, mas tendem a não alterar o quadro, ou até piorá-lo com o passar dos dias.

 


Caro Colega
entre em contato agora mesmo